1-
Definição:
Processo inconsciente através do qual
objetos externos ou qualidades deles passam a fazer parte do mundo
mental de uma pessoa. Esse processo pode ser realizado de três maneiras
diferentes: por incorporação, por introjeção e por identificação.
Alguns autores diferenciam estes processos de acordo com o nível de
diferenciação do ego. Assim, a incorporação seria o processo mais
primitivo de internalização de um objeto ou de qualidades dele e a
identificação, o processo mais avançado de internalização, no qual já
existe uma diferenciação com o objeto.
a)
Incorporação:
Processo inconsciente através do qual um objeto externo passa a fazer
parte do corpo da pessoa. É tanto um alvo pulsional
quanto um modo de relação característicos da fase oral da
libido, embora não seja exclusivo desta fase.
Constitui o protótipo corporal da introjeção e da identificação.
b)
Introjeção:
O
termo foi cunhado por Sandór Ferenczi (psicanalista húngaro, 1873-1933),
em 1909, em contraposição à projeção e designa o processo
inconsciente através do qual um objeto externo ou qualidades
dele passa a fazer parte do espaço mental de uma pessoa. Freud adotou o termo com o mesmo sentido dado por
Ferenczi. A
introjeção está intimamente relacionada com a incorporação oral, um dos
mecanismos característicos da fase oral da libido, através do qual a
pessoa começa sua vida de relação. Enquanto a incorporação é um processo
relacionado com o interior do corpo, a introjeção está relacionada com a
mente e suas instâncias.
c)
Identificação:
Descreve o processo através do qual uma pessoa assimila um aspecto ou
uma qualidade de outra pessoa e a ela se torna semelhante. A
personalidade de uma pessoa é formada a partir de identificações.
Freud
diferenciou uma forma inicial e direta de internalização, que chamou de
identificação primária, e que ocorre antes da diferenciação entre o eu e
o objeto.
2-
Clínica:
Os
processos de internalização são fundamentais para o desenvolvimento
psicológico, ocorrendo através de toda a vida. São importantes no
processo de aprendizagem, assim como no desenvolvimento dos traços do
caráter e nos processos adaptativos e defensivos.
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